terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Memorial Reflexivo

Eu, Maria de Jesus Dias Lima, professora no Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, venho relatar o curso INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - LINUX EDUCACIONAL, do qual participei de todas as Unidades. Ao longo de nossas vidas, estamos sempre buscando informações e conhecimento. No que tange as tecnologias é sempre tudo novo para nós que somos aprendizes. No decorrer deste curso muitas coisas boas e novas foram somadas ao nosso conhecimento. Porém o meu maior aprendizado foi saber que apesar das dificuldades nós podemos vencer determinados obstáculos. Refiro-me as muitas dificuldades no decorrer do curso, mais também aprendi muito. Valeu a pena concluir o curso integralmente. Continuarei estudando e desenvolvendo atividades tecnológicas. O aprendizado e experiência que acumulei servirá para minha vida pessoal e profissional.
Tudo que aprendemos, desde as abordagens e discussões no curso do LINUX EDUCACIONAL,ee tive em sala de aula ,tro u fez-me pensar numa escola diferente, onde o aluno sinta o prazer de estudar com mais alegria, vontade e principalmente explorando as tecnologias de forma criativa e interativa e além disso , construindo seu conhecimento de forma organizada através do computador,internet, blog, e-mail, Calc dentre outros.
Vale ressaltar, que as dificuldades foram superadas de forma gradativa com ajuda das colegas e da tutora do curso, que por sinal é uma excelente profissional. Necessito exercitar ainda mais, continuarei desenvolvendo este trabalho em toda minha vida profissional.
E importante sabermos que a prática em sala de aula vem exigindo muito do professor, na era da tecnologia, baseando nisso, é necessário que o professor esteja preparado, conheça e domine as ferramentas tecnológicas disponíveis no espaço escolar, para tornar suas aulas mais atrativas, que envolva o aluno no processo de ensino e aprendizagem de modo que ele seja o construtor de seu próprio conhecimento.
Gostaria de reafirmar aqui neste relato que o objetivo da introdução do computador na educação não deve ser modismo e sim estar atualizada com relação ás inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno.




Maria de Jesus Dias Lima


Porto Nacional, 14 de Fevereiro de 2011.

4 comentários:

  1. Olá Dijé,
    Muito boa sua reflexão. Eu acredito que o uso das ferramentas tecnológicas não será modismo, porque tudo que fazemos hoje é com o uso das tecnologias e a escola não tem como ficar de fora.
    Parabéns pelo seu progresso e sucesso.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá Dijé
    PArabéns por alcançar mais essa etapa em sua vida.
    Elisângela

    ResponderExcluir
  3. Olá Dijé
    Parabens por essa conquista no mundo virtual em sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Vejo que te interessam as TICs por isso te aviso que a partir do dia 3 de julho vai estar aberto um fórum de discussão sobre o uso do blog como ferramenta na sala de aula. Sua colaboração pode ajudar muito. Dê uma passada por http://encuentro.educared.org/

    ResponderExcluir