quinta-feira, 13 de maio de 2010

O que é hipertexto

Entende-se por hipertexto um conjunto de informação online em um computador,que por sua vez possui uma estrutura composta por bloco de informação interligados por meios de links eletrônicos, que oferece ao usuário diferentes trajetos para a leitura. Entendi que um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões e que os nós podem ser palavras, paginas, imagens, seqüências sonoras, referência a documentos completos.
Pode-se dizer que um hipertexto pode ser entendido como um conjunto nexos eletrônicos que os conectam entre si. Nos estudos realizados, percebi que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem sendo o sujeito responsável pelo processo de várias descobertas pelo mundo digital.
Conclui-se que hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital,ao qual se agrega outros conjuntos de informações na forma de blocos, textos, palavras,imagens ou sons,cujo o acesso se dá através de links .

Esse estudo sobre hipertexto foi muito interessante, pois, aprendi navegar em vários hipertextos e foi uma experiência riquíssima para meu aprendizado. Estou certa de que a Internet é um recurso precioso para minha aprendizagem cotidiana e consequentemente se estenderá até aos nossos educandos.
Vale lembrar, que estou avançando passo a passo neste curso, pois não sou mais a mesma quando iniciou o curso, estou contente com tudo isso. Sei que sou capaz de aprender algo mais e buscarei cada vez mais enfrentar todos os desafios neste mundo eletrônico digital que acaba sendo contagiante. Na primeira unidade foi muito legal partilhar com os colegas sobre o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Gostei muito de estudar também todo o texto que relara sobre a sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

5 comentários:

  1. DeJè, Parabens!!1seu comentario enriqueceu muito a minha visão sobre a redefinição de hipertexto e, com certeza temos muito o que aprendermos uns com os outros.
    VITALINA--ESC. RGO.

    ResponderExcluir
  2. Sua reflexão sobre hipertexto está muito boa. Gostei muito. Só lembrando que o hipertexto não existe só no meio on-line , Segundo o wikipédia mesmo na era dos manuscritos já exisitia essa forma de texto, claro que não é tão dinâmica e rápida como o on line né. Mas parabéns e sucessos

    ResponderExcluir
  3. Realmente é mutio interessante estudar "hipertexto", pois uma vez que se conhece o assunto e aprendemos a utilizar os links, passamos a navegar horas na internet. e essa navegação é sempre cheia de informações novas e interessantes.
    Seu blog está lindo

    ResponderExcluir
  4. Ola Garota,
    Vejo assim como você que o hipertexto é uma ferramenta muito interessante de se trabalhar, pois facilita muito o nosso trabalho. Você já imaginou se aquela disciplina de Tecnogia na Educação que nós cursamos na ULBRA fosse agora? Há! nós íamos dar um show de bola. Concordas?

    Abraços!

    Luzia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dijé. Seu texto ficou ótimo. Parabéns pelo seu otimismo em estar sempre aberta a novos aprendizados.´Você é uma vencedora.
    Abraços.

    ResponderExcluir