sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES
DAS TECNOLOGIAS


Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor gosta de dar aulas, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva, aprenda. Pedro Demo coloca que a Pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar sempre. Faz-se necessário investir em curso intensivo, especialização, até mesmo voltar para a universidade, para uma reconstrução de conhecimentos para serem aplicados no cotidiano escolar, ou seja, que nossos alunos sejam beneficiados destes novos conhecimentos tecnológicos.
Para a família dos alunos é importantíssima que os alunos possam usar o computador na escola, pois seus filhos, serão os futuros membros da Sociedade do Século XXI e que possam ter conhecimento desta nova tecnologia. Entende-se que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.

Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas do seu próprio engajamento intelectual no cotidiano escolar.
O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo e sim estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Portanto, o computador na escola do século XXI deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional.
Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e muito mais atraente para nossos educandos. É preciso que se fale na escola uma linguagem que tenha significado na vida do aluno. Pedro Demo coloca que temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.
Conclui-se que não há como substituir o professor. Ele é tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal, afirma Pedro Demo. É importante dizer, que os recursos tecnológicos se constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. O uso de blogs, oportuniza uma interação muito rica entre professor e aluno. Os educadores que aprendem a usar recursos tecnológicos não conseguem abandoná-los mais, porque percebe a facilidade e a eficácia que os mesmos proporcionam. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo. Diante desta realidade, o sistema educacional deve cuidar do professor de cada escola, apóia-lo em suas buscas, e dar condições de participação efetiva e concreta na formação continuada permanente. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa no tocante ao aprendizado de todos os alunos da rede educacional.

2 comentários:

  1. Dijé, achei muito interessante quando você falou que o computador não deve ser modismo na escola e sim um recurso fundamenntal paara o crescimento do professor e dos alunos. Delzimar

    ResponderExcluir
  2. Dijé,
    Suas reflexões são muito interessantes. Realmente, é preciso que o professor passe a instigar mais o aluno através de inovações tecnológicas e aprender constamente se aprimorando na busca de melhores resultados para os alunos.

    ResponderExcluir