quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Cursista: Maria de Jesus Dias Lima

Pode-se dizer que Conceito de Currículo é uma integração entre a tecnologia e o próprio currículo para estabelecer uma relação entre a transformação da escola, da sala de aula para ensinar e aprender verdadeiramente. O currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas de determinadas situações do cotidiano.
É importante ter um olhar especial para todos os conteúdos que estão inseridos no currículo, pois, o aprofundamento tecnológico se faz necessário neste processo educacional, e, além disso, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio do professor.
Para Pedro Demo, o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias. Baseado nessa afirmação, as tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu próprio conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo competências e habilidades ou resolvendo situações problemas. Com a utilização da INTERNET, o aluno pode realizar suas pesquisas, possibilitando ainda a construção de seu próprio conhecimento. Portanto, é indispensável a mudança de postura do professor e da escola com relação a tecnologia educativa.
Diante do exposto, faz-se necessário à escola trabalhar com um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações e reflexões educativas.
Vale reafirmar, que as tecnologias nos dias atuais são essenciais para qualquer trabalho desenvolvido no espaço escolar. O professor deve estar aberto, motivado, interessado para capacitar-se, e, além disso, ser construtor de sua própria aprendizagem e também multiplicador de conhecimentos. Por isso, que é importante integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, tendo em vista o fato de que a sociedade está em constante transformação; e o nosso aluno necessita acompanhar essas mudanças com relação às novas tecnologias. Essas novas tecnologias contribuem para o aprimoramento do conhecimento do professor e do aluno, através da teoria e prática vivenciada em sala de aula, tornando as aulas mais atraentes e significativas. Portanto, faz-se necessário reformular o currículo das Unidades Escolares para uma maior integração as novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário